Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Instituto Educacional Escola do Futuro tem como objetivo, por meio do conteúdo das diferentes áreas de ensino e dos valores cristãos, oferecer condições para que os alunos desenvolvam suas capacidades, o pensamento autônomo, a construção da própria identidade e a consciência crítica para compreenderem e participarem ativamente da vida social e religiosa, de maneira solidária e ciente de seu papel transformador na construção de um mundo melhor, mais humano e fraterno.

Nessa concepção, nossa metodologia de ensino está voltada para o aluno ampliar o que já sabe, entrar em contato com hipóteses acerca do que ele ainda desconhece, possibilitando o desenvolvimento da autonomia em relação à produção e aquisição de conhecimentos acadêmicos e de meta-cognição, levando-o a aprender a aprender. O Instituto Educacional Escola do Futuro quer estimular seus alunos a assumirem uma postura de agentes do seu processo de aprendizagem, levando-os a ser:

• Investigativos, aqueles que buscam respostas para suas inquietações, sabendo justificar suas idéias;

• Criativos e não apenas um mero reprodutor de informações;

• Conscientes de suas capacidades, direitos e deveres;

• E a proceder de forma organizada, através do esforço, disciplina, colocando em prática os traços de caráter aprendidos, condição indispensável para uma boa formação intelectual, moral, ética para o enfrentamento das dificuldades que poderão vir a encontrar.

Para que nosso objetivo seja alcançado, toda a equipe trabalhará para garantir o desenvolvimento do Projeto Pedagógico da Escola, criando espaço para a reflexão sobre a prática pedagógica. Os orientadores de área atuarão de maneira integrada de forma a garantir o alinhamento curricular e hierarquização dos conteúdos, nos diversos anos, das diferentes áreas do currículo, e colaborar na organização e elaboração dos planejamentos, assim como sua implantação.

O Instituto Educacional Escola do Futuro, em parceria com a família, tem como alvo a formação integral dos estudantes .Cremos que educar é uma arte dada por Deus. Temos nos preocupados muito com o mundo pós-moderno, e estamos atentos às transformações, além de acompanhar os desafios que se apresentam ao nosso ofício de educar, por isso temos, cada vez mais, atribuído tempo e ações para a formação moral, equilíbrio emocional, com a sociabilidade, com o conhecimento e consciência política de nossos alunos.